Escova Progressiva – Quanto tempo dura? Prolongue o efeito!


Primeiramente devemos de uma vez por todas entender que a Escova Progressiva e qualquer outra escova acompanhada com a prancha alisadora são o mesmo que alisamento. E todas têm o mesmo efeito porque usam alguma química agressiva como o Formol, o Hidróxido ou Tioglicolato, por exemplo. Sem esse tipo de química, aquele efeito lisinho não existe.

A durabilidade da escova progressiva estendida ao máximo possível de um lindo cabelo liso faz valer muito mais o dinheiro investido pelo serviço, não é mesmo? Conheça dicas importantes que você deve fazer para prolongar os efeitos e momentos da bela lisura do seu cabelo neste post!

Quanto tempo dura escova progressiva?

Quanto tempo dura Progressiva

Uma curiosidade e advertência é que Hidróxido e Tioglicolato não podem ser considerados progressiva porque ambos, respectivamente, só podem ser passados no cabelo 1 vez e 2 vezes ou as fibras dos fios são simplesmente danificadas.

Se você fizer um tratamento sem o Formol ou sem outra química agressiva, não é Escova Progressiva ou qualquer outra escova de outro nome, mas sim uma hidratação finalizada com uma escovação. A hidratação torna o cabelo naturalmente mais liso porque o volume e o frizz dos fios diminuem por isso parece que dá uma alisada no caso de quem tenha naturalmente os fios lisos. O cabelo crespo não fica liso, mas também tem o bom resultado do volume e frizz diminuídos.

Outra curiosidade, mas desta vez animadora, é que a hidratação é progressiva porque quanto mais hidratados forem os fios, menos volumosos e sem frizz terão! Mas a hidratação não é uma Escova no sentido de Alisamento, mas sim um tratamento que é finalizado com uma escovação. Até parece ironia uma progressiva não ser escova (Alisamento)!

Entendendo então, que Escova Progressiva ou outra qualquer é o Alisamento porque usa uma química forte e decidir por fazê-lo, você deve estar com um cabelo saudável para que os fios possam resistir essa química e também conseguir passar no teste da madeixa.

Progressiva duração da escova

Como fazer a Escova Progressiva durar mais?

Sabemos que chegando cerca de três meses depois da aplicação, o efeito do Alisamento está quase, para não dizer completamente, terminado. Para ajudar na durabilidade do alisamento, você pode, por exemplo, impedir que a remoção da película do tratamento seja feita pelas substâncias alcalinas.

Em geral, as progressivas duram em média 3 meses. Mas a partir do segundo mês já é possível sentir os efeitos da química e dos agentes naturais (sol, poeira, vento, etc) agindo no cabelo, causando a opacidade e fios quebradiços. Alguns produtos e técnicas são utilizados para prolongar o efeito da progressiva e deixar você com um cabelo ainda mais bonito.

A tática é o uso pH conveniente dos produtos shampoo, condicionador e leave-in que não deve ultrapassar de 5. Isso também faz com que as cutículas fiquem fechadas.

Essa película resultante do Alisamento envolve a parte interna do fio, a manutenção que você fizer vai atingir apenas as cutículas que estão na superfície dos fios, ou seja, qualquer outro tratamento que serve para tratar o fio internamente, será em vão porque não poderá acessar o alvo.

Mas lembre-se que depois da escova, seu cabelo vai crescer e você deve deixar saudável essa parte nova do cabelo e bem preparada para receber aquela química do próximo alisamento. Assim o novo trecho alisado, ficará saudável por mais tempo dentro da nova película.

Sem alisar o cabelo, os cuidados rotineiros para diminuir volume e frizz são a hidratação a cada semana e a restauração a cada quinzena. Esse cuidado deve continuar depois da Escova pois as escamas da cutículas são fechadas e assim, ajudam a conservar por mais tempo a camada protetora dos fios alisados. Por conta da escova, use os cremes mais emolientes.

Se você quiser fazer em casa, aplique o creme nos cabelos e deixe agindo por pelo menos 20 minutos. Cubra os fios com papel alumínio e aqueça com uma touca. Por último, retire todo o produto enxaguando o cabelo e finalize com um produto leave-in.

Algo importante é não usar nenhum shampoo antirresíduos já que ele faz uma limpeza profunda e encurta a resistência da química da película no cabelo. Outra dica é lavar os cabelos quantas vezes menos forem possíveis, já que a química vai saindo com o tempo nas lavagens. Lave apenas o mínimo para mantê-lo limpo.

A última dica do post é usar o jato de calor. O alisamento é termoativado, por isso, depois do primeiro mês, ao secar o cabelo com o calor do secador, o efeito se fortalece. Antes de secar, você pode aplicar primeiro um spray protetor que auxilia na lisura.

Escova Progressiva dura quanto tempo?

Praia é inimiga de qualquer tratamento capilar.

Dicas úteis e importantes para prolongar o efeito da Progressiva

  • Utilize somente shampoo sem sal, com Ph neutro.
  • Intercale a lavagem do cabelo, dia sim e dia não.
  • Tenha sempre por perto produtos com base de silicone, eles dão brilho e ajudam a manter a aparência saudável do cabelo.
  • Não lave a cabeça em água quente. O ideal é sempre fazer o último enxague na água fria.
  • Hidratações semanais, mesmo que for em casa.
  • Troque os produtos que utiliza pelo menos uma vez a cada dois meses. O seu cabelo pode acostumar com os produtos, e eles não farão mais o mesmo efeito.

Essas são as informações e dicas que auxiliarão você a aumentar o tempo de durabilidade da sua escova progressiva e a maior parte responsável para ter isso é do seu jeito de lidar com a manutenção capilar. Coloque em prática as dicas para prolongar o belo efeito da lisura de seu cabelo!

14 comentários em “Escova Progressiva – Quanto tempo dura? Prolongue o efeito!

  1. Olá.Fiz progressiva ha 5 meses e até hoje ela não saiu,eu lavo um dia sim outro não o cabelo,uso xampu exfoliante e limpeza profunda,incrível ainda ter restado esta química que odiei.

    1. Manu, eu tenho 14 anos fiz há algumas semanas atrás, já descolori e pintei meu cabelo e ontem fiz progressiva, não aconteceu nada comigo e nem com o cabelo, mais procura saber mais com um profissional mesmo, beijos

    2. minha primeira progressiva foi com 10 anos, fiz 2 com formol e agora faço sem formol a cada 2 ou 3 meses. Meu cabelo é super macio, nunca tive problema de queda ou quebra, acho que o importante não é a idade, e sim você estar como você se sente bem! :)
      PS.: hoje tenho 12 anos

  2. olá! eu ja fiz de td,mas nada pega no meu cabelo!
    nunca realizei o sonho de ter o cabelo lindo!
    e vivo no salao toda ha semana,gasto ate oq nao tenho!
    e nesse domingo vou fazer uma progressiva!
    vamos ver né!

  3. Eu fiz uma díasprogresiva no meu. cabello a duas seamañas. Máis acho que n pegou pois ficou umas marcas de cachos. . Eu queria saber oq posso fazer para retirar esses cachos?

  4. Cadê as mães dessas meninas pelo amor de Deus???? Não façam progressiva com formal se forem menores, podem ficar carecas ou ter irritações, alergias.. etc..

  5. Vc tem que voltar no salao que vc fez para eles repararem este erro e vc nao deve pagar nada e obrigacao do salao pois foi erro deles falo porque ja aconteceu comigo e o meu cabeleleiro consertou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *