Escova Progressiva com ou sem Formol? Confira qual a melhor

A moda para os cabelos por aqui já ditou suas regras há muito tempo: as madeixas devem ser lisas. Desde quando essa tendência surgiu, as escovas progressivas passaram por imensas mudanças, sempre na tentativa de tornar o efeito prolongodado e melhor nos fios e paralelamente a isso, um mercado de cosméticos se desenvolveu fortemente para trazer tratamento, saúde e beleza no pós-alisamento. Mas será que o seu cabelo realmente precisa ser alisado? Será que você deseja de verdade fazer esse tipo de procedimento ou só está indo em mais uma que os salões estão indicando?  Veja então este guia da escova progressiva e confira tudo sobre ela.

Escova Progressiva

Escova Progressiva é a escova ideal para você?

Antes de tomar qualquer decisão a respeito de fazer uma escova progressiva, é muito importante se conhecer bem, pois existem looks e looks que variam de acordo com a personalidade de cada mulher. O cabelo é a moldura do rosto, mas ele também é o espelho da sua personalidade. De nada adianta deixar os cabelos lisos, esticados, se você admira outros estilos, por exemplo. É importante saber exatamente o que quer para não jogar dinheiro fora e ainda submeter as madeixas a um procedimento químico.

Já decidida a fazer a escova progressiva, o segundo passo a ser tomado é compreender que não vai bastar investir pesado nela somente. Você tem que saber que além do alisamento deverá também gastar com produtos bons, de qualidade, muitas vezes bem mais caros do que os cremes, óleos e shampoos que vendem em qualquer farmácia. Saiba que esse procedimento que alisa os fios exige uma linha de tratamento tão boa quanto, então prepara-se financeiramente.

Além do compromisso financeiro que terá, será preciso também se dedicar algumas horas por semana para fazer as devidas hidratações. Fazer escova progressiva e depois abandonar os cabelos como se estivesse tudo resolvido é o mesmo que dizer que as suas madeixas vão ficar maltratadas e, consequentemente, você ficará feia.

Escova Progressiva

Qual a melhor Escova Progressiva?

Já sabendo que quer fazer uma escova progressiva e que terá dinheiro para bancar ainda produtos maravilhosos, é hora de partir para um salão de beleza que tenha profissional capacitado (muito cuidado, existem salões que acrescentam o formol nos produtos já envasados e prontos para uso e isso é crime, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Chegando ao salão, informe ao profissional tudo o que você já fez nos seus cabelos, como alisamentos, pinturas e tudo mais. Assim, ele será capaz de te dizer qual a escova progressiva ideal para as suas madeixas, pois existem incompatibilidades de químicas, o que resultaria em quebra dos fios.

Escova Progressiva

Saiba os diferentes tipos de escova progressiva

Ainda que o profissional vá saber exatamente e com maior precisão o tipo de escova progressiva que o seu cabelo merece, você também precisa chegar ao salão sabendo o mínimo. Informação nunca é demais.

Por exemplo, as escovas que duram por muito tempo são a escova progressiva e a definitiva, mas na verdade muitos cabeleireiros não as diferenciam. A primeira contém o formol na sua composição e os produtos autorizados são aqueles que possuem até 0,2% dessa substância na sua composição.Como ponto negativo, existe a necessidade de sair do salão com o produto no cabelo e ficar três dias com ele sem lavar, mas atualmente algumas marcas já inovaram e as clientes já saem lindas e com as madeixas lavadas. A sua duração é de três meses, em média.  Já a segunda (definitiva) só precisa ser retocada quando os fios crescem, ela é permanente e tem como base o glutaral, que é um componente químico 10 vezes mais agressivo que o formol. Esse tipo também está proibido pela Anvisa, a não ser que contenha até 0,2% da substância.

Entre a escova progressiva e a definitiva existe a escova inteligente, que também tem formol, mas em uma quantidade mínima e os cabelos vão ficando lisos a cada aplicação que é feita do produto (de três em três meses).

Escova Progressiva

Acerte na escolha da escova progressiva

Quem vai fazer pela primeira vez uma escova dessas deve saber a diferença básica para não ter problemas de arrependimento. No caso da escova progressiva e da inteligente, por exemplo, o produto vai saindo conforme as lavagens e caso se arrependa, em pouco tempo estará com os cabelos naturais de volta. No caso da definitiva, somente a tesoura e o crescimento normal é que trarão as madeixas naturais de volta.

Caso tenha feito escova progressiva e agora quer os seus cachos de volta, existem ainda outros caminhos que podem te ajudar a tirar desse alisamento. Use shampoo antirresíduos, porque eles ajudam a tirar a química que foi usada para alisar os fios. Uma outra maneira também é ir aparando as pontinhas para acelerar ainda mais o retrocesso.

Seja escova progressiva, inteligente ou definitiva, cuide sempre dos cabelos. Faça hidratação e sempre mantenha-se informada para não cair em modismos que podem não ser adequados a você.

3 comentários em “Escova Progressiva com ou sem Formol? Confira qual a melhor

  1. Gostei das informações, porém gostaria de obter as marcas de algumas escovas progressivas que contenham 0,2% de Formol.
    Grata, Rô Vaqueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *