Como Fazer Escova Inteligente em Casa – Passo a Passo

Em meio a tantas técnicas de alisamento e controle de volume capilar, uma das novas opções que definitivamente caiu nas graças de salões de beleza é a chamada escova inteligente. Diferentemente de outras técnicas que deixam o cabelo com aquele aspecto chapado (muito liso) e sem movimento natural, a escova inteligente modela os fios reduzindo o volume e, em caso de cabelos crespos, apenas solta os cachos, os deixando mais maleáveis e fáceis de arrumar, sem deixa-los com aspecto artificial.

Escova Inteligente

Escova Inteligente

A Escova Inteligente tem formol?

Além de ser uma opção mais natural, a escova inteligente é menos agressiva. Sem formol em sua formulação, o produto utilizado nessa escova ainda conta com agentes restauradores que ajudam a hidratar os fios maltratados por tratamentos capilares anteriores, como tinturas e escovas com alisadores potentes, que tem a tendência de danificar muitos os fios, tornando-os quebradiços e ressecados.

Escova Inteligente

Escova Inteligente

Outra vantagem é que, com a utilização da escova inteligente, não existe a necessidade ficar sem lavar o cabelo por dias. Nem mesmo é preciso evitar prender os fios. Na verdade é possível lavar as madeixas logo que a aplicação total for finalizada (produto, secagem e aplicação da prancha/chapinha). Isso evita um dos transtornos das tradicionais escovas definitivas que necessitam de, no mínimo, três dias sem contato com água, acumulando sujeira e dando aspecto pesado e oleoso para os fios.

Escova Inteligente

Quanto tempo dura a Escova Inteligente?

A duração da escova inteligente do produto nos fios é de 2 até 4 meses, dependendo de cada fio. Para manter o resultado por mais tempo, é inevitável retocar a raiz de 3 em 3 meses, além de utilizar shampoos e condicionadores especiais, sem sal na formulação e indicado para cabelos quimicamente tratados. Tais cuidados prolongam a duração da escova inteligente, além de deixar os fios mais vivos e hidratados.

Qual o preço da Escova Inteligente?

Nos salões o preço da escova inteligente varia de 200 até 400 reais, porém, é possível realizar o procedimento em casa, gastando quase a metade do preço do salão. Para tal, é preciso comprar os produtos utilizados para aplicação, que são muitos: de variadas marcas e para diversos tipos de cabelo (cabelos crespos pedem um tipo de intensidade do produto, enquanto cabelos lisos, mas volumosos, pedem intensidade menor). O produto utilizado na escova inteligente pode ser adquirido em grandes perfumarias, lojas especializadas ou diretamente com a distribuidora que trabalha com os salões.

Passo a Passo da Escova Inteligente

Confira um passo-a-passo para realizar sua escova inteligente em casa, sem precisar ir até o salão de beleza e economizando dinheiro:

1- Primeiramente, lave o cabelos com shampoo antirresíduo. Esse tipo de shampoo , além de limpar, ajuda a abrir as escamas dos fios, ajudando o produto selador a penetrar no cabelo.
2- Enxugue o excesso de água com o secador, deixando os fios úmidos. Separe o cabelo em mechas.
3- Mecha por mecha, aplique o produto alisador com a ajuda de um pincel próprio para cabelo.
4- Deixe o produto agir por 20 minutos. Com o produto ainda no cabelo, utiliza secador e escova para secar, mecha por mecha, os fios, sempre com movimento para alisar (da raiz para a ponta, começando pela nuca).
5- Sem enxaguar, aplique a prancha nos fios alisados. Essa etapa ajuda a selar as escamas do capelo, evitando que o produto se perca mais rapidamente.
6- Enxague o cabelo e em seguida, realize novamente a tradicional “escova” (secando com a escova da raiz para as pontas), dessa vez, sem utilizar a prancha.

Seguidos os passos, a aplicação da escova inteligente está pronta! Os cuidados com a manutenção são os já citados: utilização de shampoo e condicionador especial (normalmente sem sal) e hidratação frequente (o ideal é de 15 em 15 dias) para ajudar os fios a se manterem vivos e brilhantes. Quando perceber que a raiz cresceu e voltou a apresentar volume é sinal de que o retoque se faz necessário.

Vale lembrar que, quando for retocar, não é preciso aplicar o produto em todo o cabelo: separando mecha por mecha, aplique principalmente na raiz, o que já é suficiente para devolver o efeito da primeira aplicação da escova inteligente. Isso evita que o produto danifique o cabelo uma vez que, por mais que a escova inteligente seja menos agressiva, não significa que usadas em excesso não possa danificar os fios.


12 Comentários sobre “Como Fazer Escova Inteligente em Casa – Passo a Passo”. Participe também!
  1. ambrozina de castro gois

    adorei essas dicas e quero saber muito mais… podem enviar mais dicas para mim.

  2. Ammy

    Olá , gostaria de saber se quem faz definitiva pode fazer ? E se aplica-se no cabelo todo ou apenas na raiz . Obrigada !

  3. Naira mendes

    Mto boas as dicas..vou fazr uma escova inteligent…parece melhor…e bm mais facil…adorei..valew!

  4. angela diniz

    EU GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR MARCA DE ESCOVA INTELIGENTE , OU SE TODAS SÃO A MESMA COISA . OBRIGADA

  5. cleide miranda

    Vou experimentar,parece facil.Eu conto pra vcs o resultado.

  6. Ana Cristina

    Gostei muito de suas dicas ,vou segui-lo pelo face

  7. ana carolina beduino dos santos

    eu pertendo fazer uma escova no cabelo

  8. SANDRA QUEIROZ

    OLÁ , QUERO SABER SE TODAS AS MARCAS DE PROGRESSIVA É CONFIÁVEL, POIS ESTOU FAZENDO CURSO NO PRONATEC PRETENDO TRABALHAR COM CABELOS E TENHO DUVIDAS SOBRE MARCAS DE PRODUTOS PARA ALIZAR.BEIJOS…TCHAL.

  9. Nelly Oliveira

    Gostaria de saber se a escova inteligente contém formol? Obrigada

  10. edileuza

    adorei as dicas, mas gostaria de saber se posso posso optar pela escova inteligente se estou gravidas aos 6 meses gestacional. agrado a resposta.

  11. meire artiaga

    olá gostaria de saber a contagem desses minutos se e apartir do momento que começamos a passar o produto ou depois que termina 20 minutos.

  12. ana paula

    Na minha opiniao as melhores marcas são loreal kerastase e probele

Faça um Comentário