Como Fazer Escova em Si Mesma

Você quer fazer uma escova de qualidade igual à feita nos salões de beleza pelos profissionais do cabelo? Saiba que esse é o desejo de toda mulher. Fazer a escova perfeita sozinha em casa pode parecer difícil, mas não é impossível. Além de você poder dar o seu próprio toque final, ainda há a possibilidade de economizar uma boa grana que seria gasta fazendo sua escova no salão de beleza. Agora vamos às dicas para se fazer uma escova caseira de qualidade!

Passo a passo para Fazer Escova em Si Mesma

Escova em Si Mesma

Lavagem dos cabelos

O primeiro passo pode parecer óbvio mas é extremamente necessário: Lavar os cabelos corretamente. Use um shampoo e condicionador indicados para o seu tipo de cabelo e lave-o bem, desembaraçando os fios com a mão durante o processo. Em seguida, enxague com água morna ou fria e logo após passe um leave-in (cremes sem enxágue). Depois do processo de lavagem, retire o excesso de água dos cabelos com uma toalha, sem esfregar, apenas pressionando. Cuidadosamente, desembarace os fios novamente, dessa vez com um pente de dentes largos, para que não haja quebra dos fios.

Uma ótima dica é após todo esse processo utilizar algum produto termo ativo que ajude a potencializar os efeitos da escova. Cuidado, porém, para não usar produtos impostores, pois eles podem deixar o seu cabelo duro e ressecado.

Escova em Si Mesma

Começando a escova

Antes de começar a escovar as madeixas, escolha um bom secador e uma boa escova, que tenham um efeito de qualidade em seus cabelos. Utilize secadores médios para dar volume e modelar as pontas e grandes para secar os fios. Quantos às escovas, as feitas de cerda de javali são uma ótima opção por causa de sua maciez.

Divida os cabelos em mechas e trabalhe uma de cada vez para não deixar a raíz marcada. Separe o cabelo de preferência por regiões: Frente, laterais e nuca.
Agora é a hora de usar o secador e fazer a escova. Você deve direcioná-lo na diagonal e o jato de ar deve atingir seus cabelos de cima para baixo (da raíz para as pontas). Desse jeito, as escamas do fio são fechada evitando o efeito arrepiado nos cabelos.

Cuidado para não queimar o couro cabeludo, deixe uma distância de pelo menos 10 cms entre o cabelo e o secador. Isso evita também que os fios se eletrizem e fiquem arrepiados.

Escovando

Com a escova e o secador em mãos, vá trantando o cabelo por partes. Primeiro comece pela raíz, alisando bem. Depois passe para a metade do comprimento do cabelo, para dar brilho. Por fim, modele as pontas. Para deixar o cabelo com um visual mais natural enrole os fios na escova girando-os várias vezes e direcionando o jato de ar quente para essa parte. Com o secador desligado, segure a mecha na escova por mais um minuto e solte.

Faça a escova primeiro nas laterais, depois na nuca e por fim na parte frontal. É importante só terminar de escovar a região quando tiver certeza que ela está totalmente seca, se ainda estiver úmida pode comprometer o resultado final.

Se você tem um cabelo liso e com pouco volume, termine a escova com um jato de ar frio, para dar mais movimento ao penteado. Já se você tiver o cabelo cacheado e quiser deixá-lo liso, é necessário o uso da chapinha para finalizar.

Escova Perfeita

Finalizando

Para que o efeito da escova dure mais e seja mais efetivo, utilize algum produto finalizador. Se você tem o cabelo oleoso, evite produtos que contenham silicone, pois o seu cabelo pode ficar com uma aparência suja. Outra boa dica é utilizar um reparador de pontas, mas não exagere, ele deve ser usado somente nas pontas.

Fixar o seu cabelo escovado, ou seja, fazê-lo manter sua forma escovada por mais tempo, é muito importante e às vezes uma tarefa até mais difícil que fazer a escova em si, principalmente em dias úmidos. Para a nossa alegria, a indústria de cosméticos oferece uma gama de sprays, com diferentes níveis de intensidade, que têm como objetivo dar esta fixação ao cabelo. Utilize de preferência o spray seco e de fixação média, sem exagerar, para não deixar o cabelo duro e sem movimento.

Pronto. Fazer a sua própria escova não é um bicho de sete cabeças. Se você seguir corretamente as dicas anteriores, pode ter certeza que sua escova será digna de um grande salão de beleza. Além de poupar tempo e dinheiro, agora você já está pronta para dar o seu próprio toque ao cabelo e deixá-lo da maneira que mais lhe agrada.

3 comentários em “Como Fazer Escova em Si Mesma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *