Como Fazer Escova Definitiva – Tudo sobre a Escova mais Famosa

Antigamente, o alisamento dava um aspecto artificial, a fibra sofria desgaste e o cabelo acabava definhando depois de um tempo, mas atualmente temos a segurança que a tecnologia nos oferece com a variedade de produtos que são direcionados para cada tipo de cabelo.

Escova Definitiva

O QUE É ESCOVA DEFINITIVA?

A Escova Definitiva é como todas as outras escovas que tem o mesmo resultado de alisamento com chapinha e de distribuição da queratina na completa extensão dos fios, portanto são iguais também no uso de alguma química agressiva como o formol.

O QUE REALMENTE QUERO?

Analise o que você deseja para a saúde e aparência do seu cabelo e escolha o tratamento que for conveniente e adequado. Sendo o tipo crespo, o ondulado ou o liso, talvez o que você quer para o seu cabelo seja simplesmente deixá-lo mais pesado, tirar o volume e diminuir o frizz.

Para isso, deixar o cabelo crescer para que o peso natural alivie os problemas do volume, é algo que você pode fazer. Também a cada quinze dias, faça a Reconstrução que dá peso ao cabelo porque repõe a Queratina que escapam através de cutículas abertas dos fios e utilize um bom finalizador térmico para selar essas cutículas. Além disso, faça uma Hidratação a cada semana para o cabelo ter de volta a maciez perdida na Reconstrução e fechar as cutículas.

Escova Definitiva

O ALISAMENTO COM A ESCOVA DEFINITIVA

Agora, se você quiser deixá-lo bem lisinho lembre-se que fazer o tratamento da Escova Definitiva ou escova de qualquer outro nome, significa ter o liso permanentemente e que deve ser feito um retoque de tempos em tempos por causa do crescimento natural do cabelo e da diferença que a raiz apresenta por não ter passado pelo alisamento como toda a extensão restante dos fios. Isso também significa fazer uso de química forte como o formol ou o efeito da lisura não virá.

Todo tipo de cabelo pode realizar o alisamento com a escova definitiva, mas tem um porém: Antes de realizar esse tratamento, o cabelo deve estar saudável já que passará pela química. Isso quer dizer que se o cabelo estiver danificado, quebradiço, ressecado ou com queda acentuada, você deve conter a ansiedade e primeiro desfrutar a aparência saudável que um tratamento de reconstrução, dará aos cabelos.

Saiba que só esse processo do alisamento não basta. Continuar com os cuidados da hidratação a cada semana e a reconstrução a cada quinze dias conforme descrito anteriormente, não deve estar fora de cogitação. Caso contrário, depois de um certo tempo a aparência espichada e de galho seco é inevitável.

Por conta do alisamento, a recomendação para essa manutenção semanal e quinzenal é o uso de produtos mais emoliente como Buriti, Jojoba, Karité e Macadâmia.

Escova Definitiva

ESCOVA DEFINITIVA COM OU SEM FORMOL?

Se o alisamento da escova definitiva não for por meio do uso do formol, deve haver outra química forte, ou mais forte, substituindo-o como o hidróxido ou o tioglicolato. A advertência é que, para não danificar a fibra dos fios, o cabelo não deve receber mais que uma vez o produto com hidróxido e mais de duas vezes o produto com tioglicolato. Agora, se o alisamento não for pelo formol nem pelo hidróxido ou tioglicolato, não é alisamento, mas sim um tratamento de hidratação.

Algumas técnicas utilizam mais do que uma química agressiva, por isso o profissional deve saber bem o que está fazendo e você como cliente deve também ser sóbria na decisão de fazer o tratamento.

+ Leia também: Escova Progressiva

E por causa da química agressiva, qualquer tratamento de escova, é muito importante que seja feita por um profissional experiente. O sucesso do tratamento da escova definitiva deve ser previsto com um teste numa madeixa fina na parte detrás da cabeça. Caso a reação química prejudicar a aparência dessa mecha, todo o seu cabelo é preservado para receber o tratamento com os produtos ideais para você. Portanto uma coisa que você deve exigir sempre é o teste da madeixa!

Escova Definitiva

QUANTO TEMPO DURA A ESCOVA DEFINITIVA

A durabilidade do alisamento da Escova Definitiva ou das outras escovas, como o próprio nome já diz, é permanente sendo que de quatro até seis meses é ideal que o cabelo receba retoques por causa do que já foi dito. O crescimento do cabelo mostrará diferença da parte da raiz com a parte que recebeu a escova antes.

É importante que você se programe para realizar com tranquilidade a Escova Definitiva dispensando outros compromissos no dia já que o processo é longo. Assim se evita que você e o profissional fiquem ansiosos e tensos dando alguma probabilidade para que algo saia errado.

Escova Definitiva

PROCEDIMENTO E PASSO A PASSO PARA FAZER ESCOVA DEFINITIVA

O procedimento da escova para alisar começa com a divisão das madeixas e a aplicação da química a partir de uma certa distância da raiz conforme o fabricante de produto especifica, porque se for aplicado na raiz, o caimento do cabelo perde o seu aspecto natural. Cerca de 20 minutos é a média de tempo para o creme agir e em seguida deve-se tirar o produto, lavando o cabelo com água.

Depois disto, é feita a aplicação da escova e da chapinha para deixar o cabelo lisinho. Quando os fios estiverem secos, uma aplicação de neutralizante, respeitando as especificações do fabricante, fará com que uma camada impermeável envolva cada fio estendendo a duração da lisura do cabelo. Em seguida, deve-se lavar o cabelo novamente com xampu e condicionador finalizando com mais uma escova e chapinha.

Optando por Hidratação e Reconstrução ou pelo alisamento da escova definitiva, fique conscientemente linda!


Um Comentário sobre “Como Fazer Escova Definitiva – Tudo sobre a Escova mais Famosa”. Participe também!
  1. ana paula silva santos

    onde eu trabalho trabalhamos somente com a definitiva usamos o tioglicolato de amônia . as pessoas esquecem que o formol faz mal pra saúde . sou contra totalmente ao o uso do formol.

Faça um Comentário